Símbolos

Símbolos

Escudos

Hinos

Uniformes

Bandeiras

Mascotes

Download

Acsea

 
Revitalizada em 2017, a nova identidade visual do América possui o objetivo de resgatar toda a história e tradição do Clube ao longo de sua gloriosa história centenária. Simultaneamente, enriquecer a penetração da marca nos mercados esportivos, nacional e internacional, por meio de um design inovador e adequado às novas vivências e expectativas dos torcedores e clientes no século XXI. É a utilização do design como ferramenta para construir a melhor gestão dos elementos gráficos e digitais do Clube, preservando sua integridade e padrões visuais centenários.

Concepção

A metodologia utilizada na revitalização, contemplando seus símbolos institucionais e o logo do sócio-torcedor Onda Verde, foi o conceito dos 3T$: Tradição, Torcida e Troféus, desenvolvido por Adriano Ávila, fundador do Futbox.com e designer responsável pela nova identidade do Clube:

1) Tradição: tempo de existência e relacionamento do clube com seus torcedores e clientes durante esse período;
2) Torcida: dimensão, potencial de crescimento e engajamento dos torcedores, atuais e futuros, com as ações intitucionais e comerciais realizadas pelo marketing;
3) Troféus: relação entre as conquistas do clube, desde a sua fundação, e a maneira de comunicá-las aos torcedores, à midia e ao mercado do futebol.

A nova marca sintetiza todo o potencial de valor de um dos clubes mais tradicionais do Brasil, o primeiro decacampeão do mundo.

HINO DO AMÉRICA
Autor: Vicente Motta

Mantendo nosso espírito esportivo,
social e cultural.
Vamos cantando o hino do América
tão famoso e tradicional.

E cantamos nossa música querida
vibrando com amor no coração.
Enaltecemos assim a nossa equipe
o nosso América deca campeão.

As suas cores são alviverdes,
tua torcida feminina é demais.
A tua classe aristocrata
é quem fulmina os teus rivais.

América és o maior,
teu futebol é sensacional.
Cantamos para o mundo inteiro,
tu és a gloria do esporte nacional.

Versão oficial do hino do América
Hinos1

 

Versão rock do hino do América (por Renato Amado)
Capa Hino Retrô

Uma marca forte e que representa o verdadeiro espírito do torcedor americano. Essa é a Sparta, fornecedora de material esportivo do América a partir da temporada 2019. A marca própria, inédita na história do Clube, nasce com uma identidade sólida e projeta um negócio promissor para o Coelho.

Concebida em parceria do América com a Gadel Consultoria, do Grupo Gadel, e o designer Adriano Ávila, fundador do Futbox.com, a Sparta traz em sua essência traços da história do Clube. Inspirada no exército espartano, a marca carrega as características guerreira e corajosa que correm nas veias de todo torcedor americano.

Os uniformes Sparta 2019 foram projetados levando em consideração todo esse conceito da marca. O formato das golas, das fontes de nomenclatura e dos números foram itens construídos com inspiração em elementos do famoso exército da antiguidade, como, por exemplo, escudos e outras armaduras características.

Uniformes 2019 

Alviverde de nascimento, o América se tornou tricolor (branco/verde/preto) oficialmente, segundo o historiador Carlos Paiva, com a reforma do estatuto do ‘Novo Milênio’, desenvolvida por uma comissão formada por Jayme Rigueira, Bernardo João Vaz de Mello, Hélio Melo Campos, Renato Vasconcelos Moreira da Rocha, Paulo Ramiz Lasmar e Antônio Armando dos Anjos (fonte Enciclopédia do América).

 

Bandeiras Oficiais

Bandeira1

Bandeiras Comemorativas

Bandeira2

Desde 1944 que o Coelho é o mascote do América, uma criação do cartunista Fernando Pieruccetti, o Mangabeira, atendendo a uma solicitação daquela época do jornal Folha de Minas.

Coelhão_Sparta

Escudo América

Escudo América Verde – PNG (clique para baixar)

Escudo América Branco – PNG  (clique para baixar)

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual do América  (clique para baixar)

Manual de Identidade Visual da Sparta  (clique para baixar)

A Associação Cultural e Social dos Ex-atletas do América (ACSEA) foi fundada em 3 de outubro de 2001, com o objetivo de oferecer apoio, orientação e assistência aos ex-atletas, ex-colaboradores e ex-dirigentes do Clube. Além disso, o grupo também trabalha em prol da unificação e dos encontros sociais de várias gerações de atletas, promovendo cidadania, bem-estar, assistência social e oportunidades.

A ACSEA negocia parcerias com clínicas médicas e odontológicas, a fim de oferecer coberturas para seus associados em dez diferentes especialidades. Vários projetos estão sendo programados para início de 2020.

A atual diretoria, com mandato até 2021, é formada por pelo presidente Waldyr Lellis (Amarelinho), pelos vices Afonso Celso Raso e Anderson Penido (Maradona). Também fazem parte os diretores Renato Cota (Schumacher), Jair Felix da Silva (Jair Bala), Elber Guimarães e Waner Luiz de Oliveira.

O Conselho da ACSEA é representado por Roberto de Castro, Ilton Chaves, José Horta, Hélio Gomes, Amaury Horta, Guido José da Silva e Wagner Roberto de Oliveira.

Atualmente, a ACSEA conta com 165 associados cadastrados e tem a meda de alcançar 500 até final de 2020. O grupo fica situado na Sede Administrativa do América, na Av. dos Andradas 3.000 – Piso G-1, no Boulevard Shopping – Santa Efigênia. O contato pode ser feito por telefone (31) 3431-8173 ou pelo e-mail amarelinho@americamineiro.com.br.