Coelhão na Estrada apresenta São Paulo, polo cultural, econômico e político nacional

  • Marina Almeida
  • 07/08/2020 16:00
Fundada em 1554, a capital paulista acompanhou o processo de modernização sem abandonar suas raízes culturais (Foto: Arte / América)

O Campeonato Brasileiro Série B está de volta e o América retorna a agenda de viagens já no primeiro duelo. A equipe americana visitará São Paulo (SP), onde enfrentará a Ponte Preta (SP), neste sábado, às 21h, no Estádio Canindé.

A capital São Paulo, que recebe o mesmo nome do estado, é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul, palco de grandes eventos fortes no país como a Bienal Internacional de Arte, O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Fashion Week e a Parada do Orgulho LGBT, além de ser um dos estados mais referentes no âmbito do futebol brasileiro.

Com uma população superior a 21 milhões, a capital é a oitava cidade mais populosa do mundo, tornou-se também uma cidade cosmopolita devido a grande presença de moradores nativos de 196 diferentes países.

Fundada em 1554, São Paulo até hoje apresenta uma grande influência internacionalmente, principalmente pelos seus monumentos, parques e museus que expõe não apenas a cultura brasileira, mas também mundial e são principais escolhas dos turistas ao passear pela cidade.

Para quem curte um passeio pela história cultural, os locais mais recomendados para conhecer são o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga e o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Já para aqueles que preferem um passeio em contato com a natureza, a capital também pode oferecer. Mesmo sendo conhecida como “selva de pedra”, São Paulo mantém as suas conexões com o verde no Parque Ibirapuera e no Jardim Botânico de São Paulo.

Mas o local que não pode faltar no passeio, já que é um dos principais cartões postais da cidade e do país, é a Avenida Paulista. Durante a semana é o caminho de milhares de pessoas para os seus trabalhos e estudos. Mas, aos domingos, o trânsito é fechado e se torna um excelente local para passear de bicicleta ou com os animais, de skate e patins.  

A Ponte Preta-SP

A Associação Atlética Ponte Preta foi fundada em 11 de agosto de 1900 e carrega as cores preto e branco. Sendo o time mais antigo do estado de São Paulo, e o segundo do país, foi um dos pioneiros no futebol nacional a combater o elitismo no esporte brasileiro. Uma das mais importantes páginas da história do clube foi o vice-campeonato na Sul-Americana em 2013.

A mascote da equipe paulista é a Macaca, uma forma de protesto em decorrência de fatos históricos envolvendo racismo de torcedores rivais. A torcida abraçou a escolha e, nos dias atuais, a mascote se tornou um apelido.