Atletas do América realizam testes para a Covid-19

  • Daniel Hott
  • 19/05/2020 10:50
Aos todo, 35 jogadores foram submetidos aos exames nesta terça-feira (Foto: Daniel Hott / América)

O América realizou, na manhã desta terça-feira, os exames de sorologia em todos os atletas da equipe masculina profissional. As avaliações clínicas, realizadas no CT Lanna Drumond, têm o objetivo identificar possíveis contaminações da Covid-19.

Os atletas chegaram ao CT sozinhos e em horários previamente definidos. Um por um, eles se dirigiram às tendas onde os exames foram realizados. Todo o procedimento foi coordenado pelo Dr. Cimar Eustáquio e executado em parceria com o Laboratório São Paulo.

FLICKR: CONFIRA AS FOTOS DOS TESTES DA COVID-19

Os atletas tiveram que passar por três etapas. Na primeira, foram recolhidas amostras de sangue, para identificar o resultado positivo ou negativo do exame. Em seguida, eles responderam um questionário elaborado pelo Departamento Médico e, por último, mediram a temperatura corporal.

“Iniciamos todo o protocolo do plano de retorno às atividades dos atletas, com coleta de sangue, medição de temperatura, oximetria e questionário de sintomas. Vamos aguardar os resultados, possivelmente até sexta-feira, para avançar à próxima etapa do plano de retorno das atividades físicas”, explica o Dr. Cimar.

“Estamos frente a uma pandemia grave e que, na realidade, desconhecemos muitas coisas. Então, os testes vão identificar aqueles que seguramente estão sem contaminação da Covid-19. E, se houver alguma contaminação, faremos o isolamento total do atleta por um período mínimo de 15 dias”, completa o médico americano.

Ao todo, 35 atletas realizaram os exames. Eles também receberam todo o material de treino, incluindo camisa, short, meião e chuteiras. Desta forma, no dia das atividades, todos os atletas já virão devidamente paramentados de suas casas e deverão também retornar com os uniformes, ficando cada um responsável pela higienização pessoal dos itens.

O zagueiro Anderson, liberado pelo Bahia-BA para a etapa de testes junto ao elenco americano, esteve no CT Lanna Drumond e participou dos testes. Nos próximos dias, o Coelho finalizará a contratação do atleta, que vai assinar vínculo por um ano.

Nesta quarta-feira, o CT Lanna Drumond receberá uma nova etapa de exames médicos. Dessa vez, serão avaliados os membros da comissão técnica, colaboradores da área administrativa e fornecedores essenciais.

Confira a entrevista com o Dr. Cimar Eustáquio: