Coelhão na Estrada apresenta Nova Lima, uma das principais cidades da região metropolitana de BH

  • Marina Almeida
  • 24/01/2020 10:00
O distrito de São José das Águas Claras é um dos principais atrativos turísticos da região (Foto: Arte / América)

O América iniciou a nova temporada e já pega a estrada para a segunda partida do Campeonato Mineiro. E se o time viaja, o Coelhão na Estrada apresenta o destino! A primeira parada do Coelho neste ano é Nova Lima (MG), situada na região metropolitana de Belo Horizonte.

Com o auge do ciclo do ouro em Minas Gerais, muitas cidades foram sendo reconhecidas como importante na exploração, entre elas Nova Lima. A partir de 1834, a companhia Saint John del Rey Mining Company  se tornou dona da antiga mina de Morro Velho, com isso a exploração passou a ser feita de forma mais organizada e com tecnologias não conhecidas no Brasil. Em 1879, a cidade foi responsável por 83% do ouro exportado.

Apenas em 5 de fevereiro de 1891 que Nova Lima foi emancipada, primeiramente denominada de Villa Nova de Lima, em homenagem ao historiador e poeta Antônio Augusto de Lima. O nome que é conhecido hoje surgiu a partir de 1923.

Atualmente, a cidade é considerada o município com a melhor qualidade de vida no estado de Minas Gerais. Com cerca de 93 mil habitantes, a cidade ainda é muito conhecida pelas minas, principalmente a de Morro Velho, Mostardas e Rio de Peixe, e pela extração de minério, entre eles o ferro e o ouro.

O município mineiro tem como um dos principais atrativos turísticos as cachoeiras de São José das Águas Claras, popularmente conhecida como Macacos, distrito de Nova Lima. O local ainda possui pousadas, restaurantes e uma capela. É um passeio escolhido, principalmente, pelos belorizontinos, mas que atrai turistas do Brasil inteiro.

Outra excelente opção de passeio é a região da Vila da Serra, um dos principais bairros da cidade, onde se encontra a torre Altavila. A torre possui 103 metros de onde é possível ver toda a capital e partes de Nova Lima, Contagem e Sabará.

Coelhão em Nova Lima

Ao longo da história, o Coelhão enfrentou o Villa Nova-MG em 284 oportunidades. O América leva a vantagem no confronto com 109 vitórias, 79 empates e 96 derrotas. Além disso, diante do Villa Nova-MG, o Coelhão já balançou a rede 436 vezes. A última partida do América no Estádio Castor Cifuentes, casa do próximo adversário, terminou em um empate por 1 a 1. 

O Villa Nova

Em 28 de junho de 1908, os trabalhadores ingleses da Saint John Del Rey Mining Company Limited, empresa responsável pela extração do ouro, fundaram o Villa Nova Athletic Club, que vinha a ser o atual Villa Nova-MG.

Atualmente, o clube é conhecido como Leão do Bonfim, em referência ao mascote e ao bairro do Bonfim, local da sede do time. Segundo pesquisas, o Villa Nova-MG tem a maior torcida e o é o clube mais bem sucedido do interior de Minas Gerais.

A principais conquistas do clube são: um Campeonato Brasileiro da Série B, cinco Campeonatos Mineiros, duas Taças Minas Gerais e quatro Campeonatos Mineiros do Interior.