#SomosSparta! América apresenta sua marca própria de uniformes

  • Daniel Hott
  • 20/12/2018 11:00
Inspirada no exército espartano, a Sparta carrega a essência do torcedor americano (Arte / América)

Uma marca forte e que representa o verdadeiro espírito do torcedor americano. Essa é a Sparta, fornecedora de material esportivo do América a partir da temporada 2019. A marca própria, inédita na história do Clube, nasce com uma identidade sólida e projeta um negócio promissor para o Coelho.

Concebida em parceria do América com a Gadel Consultoria, do Grupo Gadel, e o designer Adriano Ávila, fundador do Futbox.com, a Sparta traz em sua essência traços da história do Clube. Inspirada no exército espartano, a marca carrega as características guerreira e corajosa que correm nas veias de todo torcedor americano, como explica Erley Lemos, Diretor de Marketing e Negócios do Coelho.

“O trabalho de desenvolvimento do conceito e design, realizado junto à Gadel e ao Futbox, foi intenso e ao mesmo tempo prazeroso. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e acreditamos que a Sparta vai cumprir com excelência o seu maior papel, que é trazer para o nosso uniforme a identidade do torcedor americano. Apostamos na identificação muito forte do americano com a marca, que terá vida própria sem descolar do América, por trazer alguns elementos que remetem ao clube”, afirma o dirigente.

O desenvolvimento do layout da marca foi feito por Adriano Ávila, do Futbox.com.br. O designer já havia participado de dois recentes processos de revitalização visual da marca do América.

“O processo de criação da marca Sparta e de toda a linha de material esportivo foi um desdobramento das ações que realizamos junto ao Clube desde 2016. O conceito sintetiza graficamente a história do América e o projeta para o futuro a partir da Metodologia dos 3TS – Tradição, Torcida e Troféus, que promove a geração de valor para um clube de futebol por meio da sua identidade visual. Resgatamos o decampeonato e o inserimos no contexto "espartano", no qual um exército em menor número lutou bravamente contra milhares e fez história”, comenta Adriano.

CLIQUE AQUI E ACESSE O GUIA DE MARCA DA SPARTA!

A produção dos uniformes será feita pela empresa Bomache, referência do segmento no mercado brasileiro.

Apresentação

A Sparta chega ao mercado acompanhada de um manifesto público, que traduz em palavras toda a essência da marca e, consequentemente, do torcedor americano (clique em um dos links para assistir: Facebook | Instagram | Twitter | YouTube). . Com o manifesto em vídeo, o Clube adotou uma estratégia digital para o lançamento da Sparta, que terá outros desdobramentos ainda em 2018.

O próximo passo será a pré-venda às escuras do novo uniforme, em lote limitado a 300 unidades, remetendo ao histórico exército de 300 soldados espartanos. A comercialização começará no sábado (22/12), exclusivamente para sócios Onda Verde, e será aberta para o público geral na segunda-feira (24/12).

Inicialmente, estará à disposição dos torcedores a camisa versão Game, ou seja, exatamente a mesma utilizada pelos atletas nas partidas oficiais do América, com tecido de alta performance e riqueza máxima de detalhes. O preço de comercialização será R$ 219,90, com desconto de 10% para os 300 da pré-venda. Caso o comprador da pré-venda seja sócio Onda Verde, o desconto total será de 15%.

Posteriormente, às vésperas do Campeonato Brasileiro, o Coelho lançará a versão Fan, com preço mais acessível ao torcedor.

Os novos uniformes serão apresentados ao público em janeiro, às vésperas da estreia do Coelho no Campeonato Mineiro, com uma experiência de interatividade exclusiva para os 300 espartanos que comprarem a camisa na pré-venda.

Opção por marca própria

Após seis anos de parceria com a Lupo, o América optou por um caminho diferente e inovou ao apresentar a Sparta. O projeto da marca própria existe desde 2017 e ganhou corpo em meados de 2018, quando passou a ser uma das prioridades da Diretoria de Marketing e Negócios do Coelho.

O Diretor Erley Lemos explica que a opção pela marca própria traz uma série de vantagens para o América e, consequentemente, também para o torcedor.

“A escolha pela marca própria nos oferece uma série de benefícios. Teremos total liberdade na definição de preços, distribuição e condições de mercado para comercialização dos uniformes, além da possibilidade de ampliar o enxoval de produtos para o torcedor. A questão financeira também é um fator importante, pois deixamos de ter um intermediário na produção e venda dos produtos do clube”, completa.