América MG

William Batista, técnico do Sub-20, é convidado para dar aula em curso da CBF Academy

(Foto: Mourão Panda / América)

Nesta quarta-feira, William Batista, técnico da equipe Sub-20 do Coelhão, marcará presença em uma aula do curso ‘Jogo Ofensivo: a Escola Brasileira e as Tendências Inspiradas nela’, da CBF Academy. A convite de Rodrigo Leitão, instrutor do curso em questão, William abordará o tema ‘Jogo de Posição’, filosofia tática utilizada por ele desde que assumiu a base americana.

‘Jogo de posição’ (JdP), tema a ser abordado pelo treinador do Coelhãozinho, é uma filosofia de jogo nascida na década de 1970 com a seleção holandesa, mundialmente conhecida como “Laranja Mecânica”, e posteriormente, com a mágica junção de Laurenao Ruiz e Johan Cruyff no Barcelona de 90. Foi a partir da década de 1990 que ele foi praticado, e ganhou o planeta bola com Guardiola. Hoje, muitas equipes praticam elementos do JdP como delimitar espaços a partir da bola, laterais abertos dando amplitude ou um o volante fazendo a saída de três. O América é uma delas. 

William explica como consegue inserir o JdP nas exibições da equipe Sub-20, seja nos treinamentos diários ou nos jogos. “A filosofia começa na paixão, no desfrutar, no companheirismo, na cooperação e no prazer pela bola. Desse modo, há uma busca constante de nossos atletas pelo protagonismo nos jogos e melhores tomadas de decisões durante os 90 minutos. É preciso que eles interpretem como e qual a velocidade correta de um passe, porque atrair adversários é fundamental para deixar os companheiros livres, e como jogar com o homem livre de acordo com o contexto defensivo do nosso adversário. Todos esses critérios nos balizam para que nossos futebolistas aprendam a gerar vantagens individuais e coletivas, projetando os nomes para a equipe principal e para o mercado”, disse. 

A aplicação dessa filosofia tem trazido ótimos resultados para o DNA Formador do Coelhão. Neste ano, a equipe Sub-20 se firmou entre os quatro melhores times da Copinha, um resultado significativo para o selo que o Clube carrega consigo. O segundo compromisso do ano, iniciado neste mês, é o Campeonato Mineiro. O elenco, que busca o bicampeonato seguido na competição, começou bem a disputa: em duas rodadas conquistou os 6 pontos, com direito a goleada na estreia.

“Todos os nossos jogadores têm sido fantásticos dentro do que temos feito, porque toda a construção do jogo de posição é pautada no que precisamos oferecer para eles, tanto a nível técnico como tático, físico e mental. A evolução de todos passa pelo empenho de cada um e a vontade de ser protagonista, uma ideia que deve ser construída na mente desses atletas em conjunto com a diretoria e a comissão técnica”, destaca o treinador.