América MG

Professores da CBF Academy, profissionais do América participam de curso com Staff FIFA

Gibson (à esquerda) e Eliney (à direita) na Granja Comary, o centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol (Foto: Arquivo Pessoal)

Nesta semana, dois colaboradores do América Futebol Clube marcaram presença no Programa de desenvolvimento de formadores de treinadores, elaborado pela FIFA em parceria com a CBF Academy. O coordenador técnico das Spartanas, Eliney Melo, e o coordenador técnico e metodológico do DNA Formador americano, Gibson Moreira, estão entre os 20 professores contemplados no programa, que foi realizado do dia 8 a 12 de janeiro.

Elaborado pela FIFA e levado a mais de 100 federações, o Programa de desenvolvimento de formadores de treinadores busca formar os profissionais que atuam diretamente na formação dos treinadores de futebol, nos mais diferentes níveis. Para a edição brasileira, foram selecionados profissionais que atuam preferencialmente na licença C de treinadores oferecida pela CBF Academy.

O curso conta com um caminho de aprendizagem composto por diversos módulos. Foram realizadas atividades de e-learning e um curso online ao vivo durante 3 dias. Na próxima fase os participantes contaram com a imersão prática de 5 dias na Granja Comary, em Teresólis, e uma mentoria individual oferecida pelos instrutores da FIFA. Nela, são construídas estratégias de ensino-aprendizagem, caminhos para facilitar a formação dos treinadores e formas eficazes de comunicação que certamente representam importantes conteúdos tanto para as estratégias de formação de treinadores, quanto para a prática no futebol.

Além dos 20 instrutores, o curso também contou com a presença de importantes profissionais da modalidade, como o tetracampeão mundial Carlos Alberto Parreira e os auxiliares do técnico Tite, Cleber Xavier e César Sampaio.

Eliney é coordenador técnico do Futebol Feminino do América. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, ele ainda soma em seu currículo uma pós-graduação em Treinamento Desportivo e um mestrado e doutorado em Ciências do Treinamento Esportivo. Atualmente divide suas tarefas no Clube com o cargo de coordenador e professor da CBF Academy, com licença B, que é a qualificação do profissional que deseja atuar no futebol com uma prática profissional competente e atualizada.

“Mais uma uma experiência riquíssima pela CBF Academy, com muita troca de experiências entre os professores e o Staff FIFA. É uma honra para mim estar dentre os 20 professores contemplados pela academia”, enfatiza o coordenador.

Desde outubro 2019, Gibson faz parte da família América. Além de atuar como coordenador técnico e metodológico da base, ele também é professor da Universidade Federal de Minas Gerais. A paixão pelos estudos estendeu sua formação dentro do futebol e lhe rendeu o título de professor da CBF Academy. Sobre a recente experiência, Gibson exalta os conhecimentos que levará ao Clube.

“Foi uma experiência fantástica aprimorar meu conhecimento em futebol e na área de formação de treinadores. Com certeza levarei ao América experiências e técnicas para auxiliar os treinadores do departamento de futebol de base a continuarem crescendo”, disse.