América MG

#ConsciênciaNegraTodoDia: América resgata primórdios e reforça a luta antirracista em seu novo uniforme 3

Juninho e Eduardo Bauermann posam com o novo uniforme 3 e fazem os gestos que simbolizam a luta contra o racismo – Foto: Mourão Panda / América

O América lança nesta terça-feira, 3 de agosto de 2021, seu novo uniforme 3. Produzido pela Volt Sport e assinado pela Sparta e Futbox, o novo manto entra para a história americana ao representar uma das bandeiras mais defendidas pelo Clube: a luta contra o racismo.

A nova peça dá prosseguimento à campanha americana #ConsciênciaNegraTodoDia, que agora está simbolizada na camisa do Coelho – CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO MANIFESTO.

A nova camisa 3 apresenta o preto como cor primária. Na barra frontal, o punho cerrado, símbolo difundido no movimento mundial Black Lives Matter, faz parte do manto junto à hashtag #ConsciênciaNegraTodoDia. Tais elementos visam reforçar o compromisso do América de evidenciar o combate ao racismo diariamente.

A camisa, predominantemente preta, também é um tributo às origens do América, que desde sua fundação se pautou pela inclusão e tem em Geraldino de Carvalho o primeiro exemplo de um negro ocupando devidamente seu espaço na fundação, na direção do Clube e também dentro das quatro linhas.

Geraldino é um dos fundadores do América e também foi atleta da primeira equipe da história do Clube em meio a uma época em que o futebol se praticava de forma elitista e racista. Contrariando o cenário comum àquele momento, Geraldino deixou seu nome eternizado no futebol ao disputar com a camisa do América todas as campanhas do primeiro decacampeonato do futebol mundial – 1916 a 1925.

CLIQUE AQUI PARA GARANTIR O NOVO UNIFORME 3 DO COELHÃO

Erley Lemos, diretor de Marketing e Negócios do América, explica a iniciativa de marcar o uniforme 3 do Clube com a luta antirracista. “O uniforme 3 deste ano chega para o torcedor americano com um simbolismo enorme. É uma camisa que traduz um posicionamento que o Clube e sua torcida sempre tiveram. O combate ao racismo e a importância das Vidas Negras são bandeiras defendidas pelo América com cada vez mais veemência. Pudemos transferir a campanha Consciência Negra Todo Dia também para o nosso manto, reforçando nosso posicionamento”, declarou o diretor americano.

A estreia do novo uniforme será neste domingo, na Arena Independência, no jogo contra o Fluminense-RJ pelo Brasileirão.

MANTO SUSTENTÁVEL

Além de representar a luta do Clube pelo fim do racismo, o novo manto americano apresenta também outra grande novidade. Através da tecnologia TrueLife ECO, desenvolvida pela Volt Sport, a nova camisa do América foi confeccionada com a matéria-prima resultante de oito garrafas pets retiradas de rios e oceanos. A iniciativa também reforça outra bandeira americana: a luta pela preservação ambiental.

“Além de ser uma peça símbolo do nosso combate ao racismo, este uniforme traz também o conceito de sustentabilidade ambiental, outra causa defendida pelo clube”, destacou Erley Lemos.

Alinhada aos princípios do América, a Volt Sport produz pela primeira vez um uniforme do Coelho com a TrueLife Eco. A tecnologia consiste em confeccionar as peças com um material feito de fibras de poliéster provenientes de plástico reciclado.

Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport, também enaltece a parceria da empresa em mais uma ação notória do América. “Além da estética, a terceira camisa do América carrega um conceito muito especial. A campanha é extremamente necessária para relembrar a luta contra o preconceito racial no Brasil e é uma honra para a Volt estar ao lado do clube neste momento. O lançamento é um marco importante na parceria da empresa com o América. Teremos uma longa trajetória pela frente e queremos continuar oferecendo uma grande variedade de produtos aos torcedores”, comentou.

DESIGN

O uniforme 3 do América foi projetado por Adriano Ávila, fundador do Futbox.com, Centro de Pesquisa Gráfica sobre Futebol, que também assina todo o enxoval 2021 do Clube.

A camisa de linha, além da cor primária preta e o selo da #ConsciênciaNegraTodoDia, também apresenta detalhes em verde-limão, que é uma novidade da coleção de uniformes desta temporada. Nessa camisa, é utilizado o escudo retrô, criado em 2017, composto por 10 estrelas para homenagear o decacampeonato do Coelho.

O uniforme 3 de goleiro tem o cinza como cor predominante, além de escudo e detalhes na cor verde-limão. A nova peça para os arqueiros se junta às lançadas em junho, na cor vermelha (uniforme 1) e roxa (uniforme 2).

O designer Adriano Ávila também deu seu depoimento e exaltou a riqueza de significado que o novo manto americano carrega.

“Como apresentado no lançamento deste ano, as cores emblemáticas da camisa de 1970 foram transferidas para o escudo do Clube pela primeira vez em sua história e, agora, o verde-limão e o preto ganham mais força e presença no terceiro uniforme. Outro detalhe significativo é o selo referente à Consciência Negra que está presente na barra da camisa. O América entende a importância da causa, tanto em nosso país como no mundo, portanto a terceira camisa, toda preta e com detalhes em verde-limão, é ressignificada agora, funcionando como um símbolo e não somente como uma peça de jogo”, comenta Adriano.

ADQUIRA JÁ O NOVO MANTO!

A nova camisa 3 já está disponível na Loja do América! Passe no Shopping Boulevard para conferir o manto ou adquira através do site da Loja, clicando aqui.

Berrío posa com o novo manto – Foto: Mourão Panda / América