América MG

Spartanas conhecem seus primeiros adversários no Campeonato Brasileiro A-2

Na primeira fase do Brasileirão A-2, o Coelhão lutará pelas melhores colocações do Grupo F para avançar na competição (Foto: Mourão Panda / América)

Nesta segunda-feira, a CBF divulgou a tabela básica e os documentos técnicos do Brasileiro Feminino A-2 2021. A competição tem data de início marcada para 16 de maio e conta com a participação de 36 equipes divididas em seis grupos na primeira fase. 

As Spartanas estão no Grupo F, juntamente com Vasco da Gama-RJ, Ponte Preta-SP, Chapecoense-SC, Athletico/PR e Brasil de Farroupilha-RS. Nesta primeira fase do campeonato, as seis equipes de cada grupo se enfrentam em cinco rodadas. Avançam na competição os dois melhores colocados de cada chave além dos quatro melhores terceiros lugares. 

Na fase seguinte é realizado um sorteio para definir os confrontos e mandos de campo. A competição segue em esquema eliminatório até a grande final. Os quatro times classificados para as semifinais garantem o acesso à elite do futebol feminino nacional.

Para preencher as 36 vagas, cada estado tem direito a um representante referente ao campeão dos campeonatos estaduais, e os quatro clubes rebaixados da série A-1 2020 também participam. Este ano, Ponte Preta, Vitória, Atlético-GO e Iranduba englobam a lista. 

Além disso, é utilizado o Ranking Nacional de Clubes para preencher as vagas excedentes. Devido a sua posição na lista dos clubes femininos ranqueados do ano de 2020, o América garantiu sua vaga na competição. A equipe ocupou a 19ª posição geral no ranking, sendo Clube mineiro melhor colocado, com 4.760 pontos.

PREPARAÇÃO SPARTANA

O elenco feminino do Coelhão retornou aos treinos presenciais no Sesc Venda Nova no início de abril. Além da chegada das novas atletas, como as meias Karol Mineira e Kailane, o elenco também conta com o retorno da atacante Dilene, da volante Brenda Leal, da lateral Lorena e da goleira Thay. A treinadora Nádima Skeff também se prepara para comandar as Spartanas pela primeira vez em uma competição oficial.