América MG

Coelhão na Estrada apresenta Uberlândia, palco do sexto compromisso do América pelo Campeonato Mineiro

O Coelhão encara o Uberlândia nesta quinta-feira, às 11h, no Estádio Municipal Parque do Sabiá, a casa do adversário (Foto: Arte / América)

O América segue viagem em busca de mais três importantes pontos no Campeonato Mineiro e o destino da semana é Uberlândia (MG). O Coelhão na Estrada apresenta um pouco sobre essa famosa cidade do Triângulo Mineiro.

O primeiro nome que a atual cidade de Uberlândia teve foi São Pedro de Uberabinha, denominação recebida quando elevada a distrito de Uberaba em 21 de maio de 1852. Em 14 de março de 1891, passou a denominar-se Uberabinha, mesma data de sua instalação. E em 19 de outubro de 1929, recebeu a denominação que permanece até os tempos atuais. 

Sua população, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 699.097 habitantes em julho de 2020, sendo o município mais populoso da região do Triângulo Mineiro e o segundo de Minas Gerais, sendo o município mais populoso do interior de Minas e o quarto do interior do Brasil.

Além das belezas naturais típicas do cerrado e belos passeios ao ar livre, Uberlândia oferece várias opções interessantes em seu circuito histórico-cultural. A opção mais conhecida é o Parque Sabiá. Lá é possível caminhar, andar de bicicleta, jogar futebol e vôlei nas quadras e curtir a natureza bem no meio da cidade. Na área do parque existe um zoológico, um aquário e também uma área verde. Além disso, a atração conta com uma praia artificial com 300 metros de extensão onde você pode se refrescar, ou mesmo dar um mergulho em uma das piscinas do parque.

Além de curtir o Parque Sabiá, você também pode fazer uma visita a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, um dos cartões postais da cidade, refrescar-se na cachoeira do Sucupira, localizada a 17km do Centro da cidade, apreciar o acervo do Museu Universitário de Arte e explorar o Mercado Municipal de Uberlândia.

O Uberlândia Esporte Clube

Fundado em 1922, o Uberlândia é um dos mais tradicionais times do estado de Minas Gerais e um dos poucos do interior mineiro que faziam frente aos grandes times da capital. O auge do sucesso do Uberlândia Esporte Clube se deu nos Campeonatos Brasileiros dos anos 1970 e 1980, se tornando o primeiro clube de futebol, com exceção dos grandes da capital, a conquistar um título de nível nacional. 

Os principais títulos do UEC são a Taça CBF de 1984, a Taça Minas Gerais de 2003 e os títulos do Campeonato Mineiro de Futebol Módulo II de 1999 e 2015. Além do Troféu Inconfidência de 2020.