América MG

Com experiência na Série A, Juninho retorna ao América após oito anos

Com qualidade na bola parada e na construção ofensiva, volante Juninho inicia sua segunda passagem pelo Coelho (Arte: Pedro Veloso / América | Foto: Luan Erick / Fortaleza E.C.)

O América concretizou sua quinta contratação na atual temporada. Depois de fechar com o zagueiro Ricardo Silva e os atacantes Leandro Carvalho, Luiz Fernando e Ribamar, o Coelho anuncia a chegada do volante Juninho. O experiente atleta de 35 anos estava no Fortaleza-CE e assina contrato definitivo com o América até o fim de dezembro.

Juninho começou sua carreira no interior do Rio de Janeiro. Após atuar na base do Madureira-RJ e América-RJ, teve seus primeiros momentos como jogador profissional no Serrano-RJ. Contudo, foi no Duque de Caxias-RJ onde teve sua afirmação. No time da baixada fluminense, Juninho atuou ininterruptamente por seis anos, até que em 2013 foi emprestado ao América. De fevereiro a outubro daquele ano, disputou o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Série B pelo Coelho – um total de 20 partidas pelo Clube. Em seguida, retornou ao Duque de Caxias-RJ e fechou sua trajetória por lá no ano de 2014.

Ainda em 2014, chegou ao Tombense-MG e fez parte do elenco que entrou para a história do clube de Tombos (MG). Juninho ajudou a levar o time ao acesso à Série C e, na sequência da competição, conquistou seu primeiro título nacional ao se sagrar campeão da Série D com o clube da Zona da Mata mineira.

No ano seguinte, chegou ao Macaé-RJ, disputando o Campeonato Carioca e Série B com a equipe. Com grande desempenho demonstrado, foi contratado pelo Bahia-BA no início de 2016. No time de Salvador (BA), fez história ao longo de duas temporadas, atuando em 106 jogos e anotando 16 gols. Em 2017, conquistou a Copa do Nordeste com a camisa do clube baiano, anotando um dos gols da final.

No início de 2018, chegou ao Ceará-CE e foi titular em boa parte da passagem de 1 ano e meio pelo clube cearense. Na primeira temporada, conquistou o campeonato estadual e, em seguida, trabalhou com o técnico Lisca ajudando o Ceará-CE a conquistar a permanência no Campeonato Brasileiro da Série A.

Em abril de 2019, foi para o rival Fortaleza-CE. Com quase dois anos completos no clube nordestino, Juninho quase alcançou a marca de 100 jogos e também foi peça fundamental para as campanhas que mantiveram o time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. No Fortaleza-CE, ele conquistou seu bicampeonato cearense ao faturar o título estadual em 2020. Ao cabo de 88 atuações pela equipe, o volante marcou oito gols, reafirmando sua característica de boa presença ofensiva.

No decorrer da carreira, Juninho também demonstrou maestria na bola parada, anotando belos gols em cobranças de falta.

Já em Belo Horizonte desde segunda-feira, o experiente volante passou por bateria de exames e terá seu primeiro contato com o plantel americano nesta terça.


Ficha do jogador

Nome completo: Paulo Roberto Valoura Junior
Data de nascimento: 20/3/1986
Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Altura: 1,72 m
Clubes: Madureira-RJ (até 2005), América-RJ (2006), Serrano-RJ (2007), Duque de Caxias-RJ (2007 a 2013; 2014), América (2013), Tombense-MG (2014), Macaé-RJ (2015), Bahia-BA (2016 a 2017), Ceará-CE (2018 a 2019), Fortaleza-CE (2019 a 2021).
Principais títulos: Campeonato Brasileiro da Série D (2014), Copa do Nordeste (2017), Campeonato Cearense (2018 e 2020).