América MG

América estreia no Brasileiro de Aspirantes nesta quarta

O América inicia mais uma disputa nacional nesta semana. Trata-se do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, competição reformulada pela CBF para a categoria sub-23, que terá sua segunda edição. O Coelho participará do certame pela primeira vez e buscará estrear com o pé direito na tarde desta quarta-feira. &Agrave,s 17h30, os jovens americanos enfrentarão o Coritiba-PR, no estádio Couto Pereira, na capital paranaense.

A edição deste ano do Brasileiro de Aspirantes é voltada para os atletas nascidos de 1995 em diante, sendo no máximo oito nascidos a partir de 1999. Quanto a atletas com idade superior a 23 anos, é permitida a utilização de um goleiro e três jogadores de linha no máximo.

O time americano que disputará a competição nacional será comandado pelo técnico Paulo Ricardo, que dirige a categoria sub-20 do Clube. O treinador analisa os benefícios que o torneio traz para o processo de transição de vários atletas com os quais ele trabalha no dia a dia.

“Essa competição é um projeto muito interessante em termos de formação. Trabalho com o futebol há mais de 20 anos e costumo dizer que, no Brasil, a gente perde muito jogador por não proporcionarmos uma transição adequada a eles. O Brasileiro de Aspirantes vem justamente para suprir essa lacuna, facilitando a transição dos meninos da base para o profissional e, simultaneamente, atendendo também a algumas necessidades da categoria profissional, como, por exemplo, jogadores que devido a alguma situação precisam readquirir o ritmo de jogo”, comentou o técnico.

Para Paulo Bracks, Diretor de Futebol de Base do Clube, a competição é valiosa para o amadurecimento da categoria sub-20, além de ser uma possibilidade de boa visibilidade para atletas em transição entre a base e a categoria profissional.

“Estamos muito animados e concentrados para esta estreia no Brasileiro de Aspirantes. Trata-se de uma competição nacional que tem tudo para se fixar de vez no calendário anual da CBF e tem recebido investimentos da TV e de plataformas digitais, visando transmissão de todos os jogos. Além disso, é uma oportunidade única para qualificação do nosso elenco Sub-20, que ganhará peças pontuais do elenco profissional e de três a quatro atletas acima da idade da categoria. O América entra com o objetivo inicial de buscar a classificação para a segunda fase”, avaliou Bracks.

O Coelho sub-23 viajou para Curitiba nesta terça-feira, onde ficará concentrado para a estreia na competição na tarde de quarta.