Certificado de Clube Formador (CCF)

  • Ronaldo Inácio
  • 19/06/2017 17:01
América renova Certificado de Clube Formador junto à CBF e segue produzindo craques para o futebol brasileiro

Reconhecido nacionalmente como importante clube formador, o América Futebol Clube acaba ter o seu Certificado de Clube Formador (CCF) renovado e concedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O documento, além de confirmar que o Coelho tem o DNA revelador de craques, reconhece o América como entidade de ‘Prática Desportiva Formadora de Atleta’, categoria ‘B’. Assinado por Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, e datado de 2 de junho de 2017, o Certificado é válido pelo prazo de um ano.

Na íntegra, o documento da CBF diz:

                        A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL, para as finalidades do §3° do artigo 29 da Lei n° 9.615/98, alterada pela Lei n° 12.395/11, CERTIFICA, para todos os efeitos jurídico-desportivos, que a entidade de prática desportiva denominada AMÉRICA FUTEBOL CLUBE é reconhecida como Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta, categoria “B”, em virtude de ter comprovado o preenchimento cumulativo de todos os requisitos previstos nos incisos I e II do §2° do art. 29 da Lei 9.615/98, com lastro na verificação, comprovação e parecer conclusivo da Federação Mineira de Futebol, entidade regional de administração do desporto com competência para atuação no Estado de Minas Gerais, cabendo-lhe controlar e fiscalizar o cumprimento das exigências e requisitos contidos nos incisos I e II do §2° do artigo 29 da Lei n° 9.615/98, com redação dada pela Lei n° 12.395/11, conforme Parecer anexo.

                      Este CERTIFICADO é válido pelo prazo de 01 (um ano) podendo ser revogado em caso de comprovado descumprimento de exigência ou de perda de requisito legal pela entidade desportiva certificada.

Belo Horizonte, 02 de junho de 2017

 Para Paulo Assis, Superintendente Geral do América, o Certificado confirma o compromisso do América e a excelência no trabalho de Base, na revelação de atletas. “É muito importante ter este Certificado, principalmente um Clube como América, que tem o DNA da formação de atletas. Cumprimos todas as exigências da CBF para a obtenção deste importante documento, que nos coloca entre os principais formadores de atletas do país. Além disso, estamos investindo muito no trabalho e na infraestrutura do futebol de base, mantendo a tradição na revelação de craques”, comenta Paulo Assis.

 Berço de craques - O centenário América, fundado em 30 de abril de 1912, além das grandes conquistas tem também como objetivo histórico formar e incentivar jovens talentos. Atualmente o Clube tem as categorias Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13, Sub-12, Sub-11, Sub-10. Ao longo de sua história o Coelho tem extensa lista de craques revelados.

 

A lista de revelações conta nomes como de Tostão, Éder Aleixo, Palhinha, Euler, Gilberto Silva, Fred, Evanilson, Iuji Nakasawa (mais de 100 jogos pela seleção japonesa dentre eles os Jogos Olímpicos de 2000 e as Copas do Mundo de 2006 e 2010), além de Amauri Horta, Zuca, Dirceu Alves, Wilson Santos, Ronaldo Luiz, Wellington Paulo, Denis, Ricardo, Alex Mineiro, Evanílson, Irênio, Somália, Claudinei, além de Rinaldo, Ruy, Tucho, Fabrício, Alessandro e Wagner, dentre tantos outros.

Nas últimas temporadas o América revelou Richarlison (hoje no Fluminense), Matheus (Braga de Portugal), Moisés (Palmeiras), Danilo (Real Madrid), Matheusinho (FOTO), Bryan, Sávio, Rubens, Xavier, Douglas Dopô, Messias, Glaycon, Renato Silva, Glauco, Róger, Christian, Zé Ricardo, Rafael Jataí, Rubens e Renato Bruno.